Queda de Cabelo Feminino

Há pouco tempo atrás a queda de cabelo era considerada um problema estritamente masculino e as mulheres que sofriam deste problema eram ignoradas. Quando os especialistas investigaram o assunto perceberam que é um problema complexo, talvez até mais complexo que a queda de cabelo masculina.

Procura tratamentos naturais e caseiros? Veja os artigos sobre as vitaminas (vitamina D, complexo B), plantas medicinais, ervas medicinais e as receitas contra a queda de cabelo.

A queda de cabelo nas mulheres é complexa porque existem dezenas de causas para uma mulher ter queda de cabelo e pode ser difícil identificar qual é a causa. Felizmente existem algumas dicas para reconhecer se é vitima do DHT ou outros hormônios.

Como eu explico no Livro da Queda de Cabelo e em alguns artigos no site, uma mulher nunca deve ter DHT no seu corpo. O DHT, ou a dihidrotestosterona é uma versão superconcentrada de testosterona que só os homens devem possuir.

Apesar das mulheres produzirem testosterona e tecnicamente tem a capacidade de a converter para DHT, uma mulher saudável tem estrogênio suficiente para evitar que isso aconteça. Apesar disso o DHT é o que causa a queda de cabelo feminina em mulheres que não são saudáveis ou que têm um desiquilíbrio hormonal.

Por alguma razão o seu corpo está a produzir testosterona em excesso e não produz estrogêneo suficiente para neutralizar a neutralizar e evitar a conversão para o DHT.
Infelizmente é necessário fazer muitos testes ao sangue e à pele para ter um diagnostico 100% certo do DHT. Por essa razão cada vez mais mulheres olham para os sinais do corpo que ajudam a determinar se o DHT é a causa da sua queda de cabelo.

Vamos agora falar dos sinais mais importantes:

Acne e Espinhas

Na adolescência a causa da acne é a testosterona (e até o DHT) que o seu corpo necessita para se desenvolver de uma forma forte e saudável.

Entre os surtos de crescimento a testosterona e o DHT em excesso são armazenados na pele. A pele é um órgão muito sensível e responde rapidamente ao excesso de hormônios produzindo a acne.

Agora que você já é adulta já não precisa dessa testosterona. Você precisa de estrogêneo para manter a sua fertilidade e um aspeto feminino. As mulheres adultas saudáveis devem ter uma pele bonita e suave. Como é que tem estado a sua pele?

Se você tem problemas de pele e acne então é provável que esteja a sofrer dos problemas do DHT.

Um problema de DHT é sinalizado pelo tipo de acne que você tem. O acne relacionado com a queda de cabelo não são os pontos negros que aparecem por não tirar a maquiagem antes de fazer exercício físico. Não é a espinha ocasional que aparece quando a estação muda.

Os surtos de acne mais sérios com quistos, alguns deles são tão profundos que nunca chegam à superfície. Estes surtos de acne aparecem na cara, no pescoço e nos ombros.
Infelizmente estes quistos são acompanhados por centenas de pontos negros. Isto acontece porque o DHT causa a inflamação dos folículos capilares e acelera a produção de sebo.

Uma pele oleosa e acne numa mulher adulta são sinais de problemas com DHT. Mesmo as mais pequenas quantidades de DHT são excessivas.

Pelos Faciais e Corporais Escurecidos

De todas as causas da queda de cabelo em mulheres, o excesso de DHT é a que causa mais problemas de pele. A acne e uma pele oleosa são a primeira pista, mas pode ser que o próximo sinal também tenha aparecido.

Nos homens o DHT é utilizado para fazer crescer a barba – as mulheres não tem barba porque não têm DHT. Se você notou o aparecimento de pelos no queixo, isso é um sinal de alarme.

Apesar do DHT levar à queda do cabelo do escalpe, o seu efeito nos folículos capilares do resto do corpo é diferente. Estes crescem com um equilíbrio hormonal diferente.

Quando uma mulher tem muito estrogêneo os pelos que crescem no corpo são finos, loiros e quase invisíveis – estes pelos melhoram a aparência da pele suave. Quando uma mulher tem DHT, estes cabelos ficam mais grossos, duros e escuros.

Os pelos das pernas e dos braços podem estar a engrossar lentamente. Pode não ter notado esta mudança porque faz a depilação com frequência. Examine os folículos dos pêlos das suas pernas para verificar se eles estão mais pronunciados ou não.

As áreas onde esta mudança é mais óbvia é no queixo e no pescoço. Perto da acne e dos quistos pode aparecer o ocasional pelo grosso.

A pele do escalpe é mais fina e os folículos capilares desta área são mais susceptiveis a problemas internos. A sensibilidade maior desta área da pele é uma das maiores razões e causas da queda de cabelo feminino.

Provavelmente você está a tratar do problema com uma pinça, lâminas ou com cera. Mas já notou que está a tirar mais pelos com mais frequência? Se sim, está na hora de lidar com os seus problemas de DHT antes de ficar com um queixo com mais pelos e com menos cabelos na cabeça.

Problemas de Fertilidade

O ciclo reprodutivo da mulher e os seus problemas são um grande indicador de problemas hormonais.

O DHT é um dos principais problemas da queda de cabelo feminino mas também pode criar muitos problemas no sistema reprodutivo da mulher.

Este é um assunto delicado que a maioria das mulheres evitam falar. A não ser que a mulher esteja a tentar engravidar, estes problemas passam despercebidos quando a menstruação vem alguns dias atrasada.

Quando a menstruação não aparece a mulher pode perguntar ao médico quais são as razões mas quando não existem riscos de saúde aparentes este assunto não recebe a devida importância.

Se você está com queda de cabelo e acha que o problema pode ser o DHT, está na hora de utilizar o calendário e começar a contar os dias entre os ciclos menstruais.

Quando foi o seu ultimo ciclo menstrual? Os seus ciclos duram 28 dias ou duram mais tempo? Não está a ter ciclos menstruais apesar de não ter idade para estar na menopausa?

Se você está a tomar a pilula anticoncepcional pode ter os seus ciclos planeados, mas eles parecem tão saudáveis como eram quando você era mais jovem e tinha mais cabelo?
Se você respondeu não a qualquer uma destas perguntas e está a perder cabelo, você tem um problema hormonal.

Problemas Hormonais

A queda de cabelo feminina é a manifestação de um problema hormonal que vai ficando pior ao longo to tempo.

O DHT no corpo de uma mulher é uma bomba relógio. Pode levar à infertilidade, diabetes, cancro da mama e do ovário, leva ao aumento do colesterol e a problemas cardíacos (que se está a tornar na maior causa de morte em mulheres acima dos 40 anos).

A queda de cabelo derivada do DHT é só a ponta do icebergue. Apesar de você estar devastada por causa da queda de cabelo, você vai ficar ainda mais devastada quando se olhar no espelho e ver como o DHT está a arruinar o seu corpo.

Lembre-se que o DHT não controla o seu corpo – você é que controla. Quanto mais cedo você reconquistar o controle dos seus hormônios, mais cedo vai travar a queda de cabelo, ficar com a pele suave e recuperar a saúde.

"SUBSCREVA GRATUITAMENTE"
Receba atualizações diretamente no seu email após a publicação de novos artigos. Nunca enviarei spam e respeito a sua privacidade.

Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'genesis_after_entry_widget_area' not found or invalid function name in /home/qdcabelo/public_html/wp-includes/plugin.php on line 505

Comentários

  1. Odila diz

    Li o artigo e achei maravilhoso, mas com fazer pra abaixar este tipo de hormônio DHT. Por favor, além de ele estar alto tenho colesterol elevado e muita queda de cabelo.

  2. Adriana Da Silva de Souza diz

    Gostaria de saber como saber quando cresce cabelo no rosto e também queda de cabelo. O que devo fazer, geralmente também tenho cisto. Não consigo perder peso. Que devo fazer, tem algum tratamento?

  3. Poliana Martins diz

    Quero saber qual médico procurar, gineologista ou dermatologista.

  4. Fernanda diz

    Como sou atleta, sempre fiz uso de whey protein como suplementação. Nunca me preocupei em comprar o mais top, porque a minha alimentação sempre foi muito balanceada e tinha acompanhamento nutricional. Há dois meses ganhei um whey top de linha e após 30 dias de uso, em 2 semanas, havia perdido metade do meu cabelo. Fiz um check up completo incluindo teste de gravidez. E tudo deu normal. Como a única coisas que havia feito de diferente na minha vida era o uso do novo suplemento, fui pesquisar em artigos científicos os efeitos do WPI (Whey Protein Isolate). Em vários artigos li que a alta concentração de aminoácidos de rápida absorção elevava o DHT. Desde este dia, suspendi o uso do suplemento e mantive a alimentação balanceada. Depois de uma semana, a queda reduziu sensivelmente, porém ainda persiste.
    Este blog corrobora o que vários artigos disseram. Irei adotar algumas dicas sobre a introdução de alguns alimentos na minha dieta.
    Parabéns!

  5. Eliane diz

    Estou com queda de cabelo já faz um ano, as espinhas do meu rosto tenho desde dos 18 anos. Uso cremes e melhora muito e quando paro de usar volta tudo de novo. Estou com pelos no queixo e buso… O que faço? Pode ser o quê?

  6. Graça diz

    Como exterminar ou diminuir esse DHT?

  7. Andreza diz

    Qual especialista procurar: ginecologista ou dermatologista?

  8. Jaqueline Carvalho diz

    Gostaria de saber quais os últimos medicamentos lançados para a queda de cabelo feminino e ou calvice feminina (em mim finasterida não resolve mais, usei por três anos).

  9. Ana diz

    Tenho queda de cabelo há anos, comecei tratamento só com Minoxidil, serviu por um tempo, mas quando relaxei, voltou a cair. Atualmente uso flutamida, aldactone, glifage, vitamica B, biotina, ferro, vitamica C, vitamina D e uso tópico de minoxidil 5%, além de sessões semanais de LED. Já fiz laser também, durante 8 meses adiantou uma maravilha, o cabelo cresceu onde estava ralo e ficou forte, mas há 2 meses voltou a cair com tudo. Meus exames de sangue está tudo bem, até minha dermatologista não sabe o que explicar pro retorno da queda do cabelo. Existe alguma novidade? O que mais deveria ser investigado?

  10. Maria diz

    Boa tarde. Há 1 ano tomo Finasterida 2,5 mg, sem obter resultados na diminuição da queda de cabelo. Não posso tomar anticoncecionais pelo risco de trombose. Tomo todos os dias chá de hortelã, mas também não tenho tido resultados. Já consultei 4 dermatologistas e não consegui obter melhorias. O que seria possível tomar para minorar os efeitos do DHT. Uso minoxidil há 1 ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *