Dihidrotestosterona – O Que É?

Se você já leu as causas da queda de cabelo você sabe que o DHT – ou a dihidrotestosterona – é um perigo para quem sofre de queda de cabelo. Mesmo depois de escrever o Livro da Queda de Cabelo continuei a investigar nas formas que o DHT volta a entrar no nosso organismo.

No caso de você não se lembrar de o que é o DHT, eu vou recapitular. O DHT é uma forma super densa de testosterona, o hormônio masculino que causa um desequilíbrio hormonal tóxico e causa a queda de cabelo. Para saber mais consulte o artigo sobre a biologia da queda de cabelo.

Um homem saudável produz uma quantidade pequena de DHT, mas este hormônio não deve estar presente no corpo de uma mulher saudável. A queda de cabelo feminino e masculino torna-se um problema quando não estamos saudáveis e produzimos muito DHT.

O seu organismo armazena o excesso deste hormônio numa parte “não essencial” do organismo – o seu escalpe. A dihidrotestosterona corrompe os seus folículos capilares através do excesso de hormônios e óleo até eles morrerem.

Neste artigo vamos falar dos alimentos do dia a dia onde o DHT se pode esconder. Para saber como diminuir o DHT de outras formas veja os artigos sobre as causas e o tratamento da queda de cabelo através de remédios e homeopatia.

Vivemos num mundo com alimentos rápidos, processados e com muita propaganda e o DHT pode estar em qualquer lugar. Estes são as fontes alimentares de alimentos e as ameaças com DHT que eu identifiquei.

Produtos Lácteos

No livro já falei dos laticínios. Os produtos lácteos crus têm propriedades probióticas e biogenéticas que são benéficas para quem luta contra a queda de cabelo causada pelo DHT.

Apesar disso a maioria de nós não tem uma vaca no quintal e somos obrigados a consumir produtos pasteurizados e homogeneizados que encontramos nas prateleiras dos supermercados. Os benefícios nutritivos destes produtos foram eliminados através das temperaturas altas e do processamento alimentar.

Isso não é novidade para você. Talvez você não tenha o hábito de beber um copo de leite no café da manha, mas talvez você optou por laticínios com cultura pro biótica como o iogurte grego e o queijo fresco de cabra.

Depois de vários emails e conversas com colegas profissionais da saúde, eu descobri que muitas pessoas pensam que todo o iogurte tem a mesma qualidade. Com a moda dos batidos de iogurte é importante saber que todos os iogurtes “crus” e gregos são benéficos porque não são sobre aquecidos e cozidos, não têm gorduras do leite adicionadas nem outros materiais de enchimento para dar textura ao iogurte. Um iogurte não natural e cru é tão prejudicial como um copo de leite processado.

O mesmo se aplica aos batidos de emagrecimento, barras de chocolate e o molho cremoso no seu macarrão. O molho de pacote também contém produtos lácteos processados.

Este é o pior lacticínio para quem está a tentar controlar o DHT e a queda de cabelo. Estes produtos não estão escondidos, mas por vezes nos esquecemos de verificar o rótulo da embalagem.

Produtos de Soja

Como já expliquei anteriormente, a soja é o equivalente a uma pílula hormonal potente. Muitos dos remédios farmacêuticos utilizados para o tratamento de deficiências hormonais são baseados em soja, mas uma pessoa saudável que consome produtos de soja está a tomar um cocktail hormonal que desequilibra o seu sistema endócrino.

Se você quiser criar muito DHT no seu organismo, a única coisa que precisa fazer é comer soja. Mas… Você se lembra a ultima vez que comeu um produto com soja?

Provavelmente você não se lembra, mas tenho quase a certeza que você comeu algum nas ultimas 24 horas. Comeu comida chinesa recentemente? Tinha milho de soja? São necessários 20 grãos de soja para fazer uma colher de chá de molho de soja.

Você gosta de sushi? A sopa de tofu que comeu é feita com 100% de grãos de soja. Você gosta de comer batata frita ou frango frito? Esses óleos de fritura contém muita soja. Os ingredientes principais dos substitutos de laticínios também são de soja.

Na prateleira do supermercado mais de metade dos produtos contém soja na sua lista de ingredientes. Felizmente existem alternativas na prateleira do lado!

DHT Energizado

Uma nova moda são as bebidas energéticas que ajudam no seu dia a dia – no trabalho, no treino ou nas horas extras de trabalho.

As bebidas energéticas podem ser comparadas a glândulas adrenais numa lata, prometem mais energia quando você deveria sentir cansaço.

O problema é que ao contrário dos hormônios das glândulas adrenais que podem ser neutralizadas no seu organismo, estas bebidas energéticas são feitas com ingredientes que são estranhos para o seu organismo e se tornam difíceis de metabolizar.

Antigamente as bebidas energéticas eram feitas com cafeína… Elas tinham entre 400 a 700% da cafeína de um café ou um chá. Apesar de ser muita cafeína que pode dar problemas internos, o nosso organismo eventualmente remove a cafeína do nosso sistema.

Infelizmente as bebidas energéticas novas não têm cafeína. Como é que você fica com o pico energético mesmo sem a cafeína? É possível fazendo combinações de extratos de plantas exóticas de todo o mundo. O problema é que o seu organismo nunca viu combinações sintéticas deste tipo e torna-se muito difícil metabolizar estes químicos para eliminá-los do corpo.

Isso faz com que esse impulso extra de energia fique no corpo durante mais tempo, mantendo o seu batimento cardíaco mais elevado, mantendo o seu cérebro ativo quando deveria estar descansando. Também mantém o seu sistema renal e o fígado sobrecarregado porque têm de metabolizar esses produtos químicos em vez de remover e prevenir a criação de DHT.

Se você tem problemas hormonais ou endócrinos que levam à queda de cabelo então você deve evitar as bebidas energéticas e aumentar os seus níveis de energia de forma natural.

Conclusões

Como vimos, o DHT pode estar escondido em muitos alimentos. É fácil de evitar com alguma atenção quando fizer compras no supermercado. Não se deixe afastar de solucionar o seu problema de queda de cabelo.

Lembre-se de visitar o nosso site com regularidade, eu vou publicar novas dicas com frequência. Ao ficar com o seu conhecimento atualizado a sua luta contra a queda de cabelo vai se tornar mais fácil e você não vai perder a motivação.

"SUBSCREVA GRATUITAMENTE"
Receba atualizações diretamente no seu email após a publicação de novos artigos. Nunca enviarei spam e respeito a sua privacidade.

Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'genesis_after_entry_widget_area' not found or invalid function name in /home/qdcabelo/public_html/wp-includes/plugin.php on line 505

Comentários

  1. Andre Luiz Squassoni diz

    Estou com dehidrotestosterona e dehidroepiandrosterona altos, o dobro do valor máximo. Já fui e especialistas em dermatologia, urologia e endocrinologia e não entendem do assunto. Meu cabelo está fino e ralo. O que pode acontecer e como posso resolver? Posso ter problemas futuros além da queda de cabelo? Por que esse aumento desses níveis?

  2. Luciana diz

    Gostei do seu site!
    Minha médica solicitou o exame DHT por causa da minha queda de cabelo e estou aguardando o resultado.

  3. Junior diz

    Ola! Já fiz tratamento com finasterida, minoxidil, Capilos, Inneov, Pantogar, tratamento com xampus anti-oleosidade e por último Clínica Slim. Nenhum deu resultado, continuo com muita oleosidade no couro cabeludo. Já fiz exames hormonais, mas o cabelo está muito ralo e continua caindo. Já não sei o que fazer, é constrangedor sair na rua ou pior, entrar em uma piscina. O quê me resta fazer?

    • Ana Paula diz

      Junior, como sou técnica na área de estética e já fiz alguns cursos voltados para queda de cabelo conheço um pouquinho (bem pouco) sobre o assunto. Um dos protocolos que aprendi é aplicar argila verde no couro cabeludo (misturado com um pouco de água, faz-se uma pasta) deixe por uns dez minutos, pois a argila tem alto poder de absorção da gordura e grande poder regenerativo do tecido. Na sequência aplica-se um aparelho chamado alta frequência para oxigenar as células. Vou me deter nessa breve ajuda mas me coloco a disposição caso tenha interesse em maiores detalhes. Uma observação: faço em meu marido e estamos tendo um excelente resultado. Primeiro surgem penugens no local da aplicação, para depois os fios ficarem fortes e mais grossos. Agora vamos entrar com o complexo B, indicado pelo doutor. Att Ana Paula.

  4. Alan diz

    Excesso de DHT nunca matou, o que mata é a FOME.

  5. Mirian Candido diz

    Oi. Desde os 17 anos de idade meus cabelos começaram a cair. Hoje tenho 41 anos e com muita luta ainda tenho um pouquinho de cabelo.

  6. Magno diz

    Ola! Já fiz tratamento com finasterida, minoxidil, pantogar, tratamento com xampus anti-oleosidade e por último Clínica Slim. Nenhum deu resultado, continuo com muita oleosidade no couro cabeludo. Já fiz exames hormonais, mas o cabelo está muito ralo e continua caindo. Já não sei o que fazer, é constrangedor sair na rua!

  7. Ademir Lopes diz

    Tenho problema de Hipogonadismo Hipofisário e faço tratamento endócrino com Durateston 250mg IM (Testosterona) e estou quase totalmente careca, gostaria de saber se pode ser algo relativo a este problema da minha queda de cabelo?

  8. Anny diz

    Por me ajude! Estou com muita queda. Me alimento bem natural, porém até a batata doce e colageno faz caír mais meus cabelos.

  9. Fabiano diz

    Meu EQUOLIBRIUM – DHT deu alto, que alimentos devo comer e quais evitar? Tem algum suplemento que possa abaixar a taxa desse hormônio? No meu caso tenho gordura no fígado se eu conseguir tirar essa gordura no fígado e as taxas normalizarem a EQUOLIBRIUM – DHT diminui automaticamente? E a queda de cabelo para?

    Parabéns pela iniciativa.

    Grato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *